O Tribunal Constitucional está a ajudar muito este Governo

A maior parte das pessoas acha que os vetos do Tribunal Constitucional são maus para o governo.

O PSD diz que o país está a "andar para trás".

Passos Coelho confessa-se "extremamente preocupado". 

Mas eu não consigo compreender porquê tanta preocupação e tanta crítica às decisões do TC.

Na verdade, e digo isto sem ironia, o TC tem ajudado muito este Governo.

Ao vetar os cortes nos salários, o TC contraria o desejo do Governo, mas faz muito bem à economia.

 

É que, não sei se já alguém tinha reparado, mas o crescimento estava a parar, e a recessão ameaçava regressar.

O Governo não gosta de reconhecer isso, mas os cortes salariais eram uma das razões para a contração económica que estava a recomeçar.

Mais uma vez, com menos dinheiro no bolso, muitos portugueses e suas famílias estavam a consumir menos.

Com o consumo a retrair-se, o crescimento económico também começou a diminiur, e lá se estava a esfumar o "milagre económico" do dr. Pires de Lima.

Mas, o TC apesar de ser muito injuriado, tem tomado boas decisões para a economia.

Ao obrigar o Governo a repôr os cortes, devolve dinheiro às pessoas, dinheiro esse que vai aumentar um pouco o consumo e o crescimento.

 

Tem sido sempre assim ao longo destes últimos três anos: o Governo aplica cortes violentos, que causam recessão, e o TC anula esses cortes, dando um novo impulso à economia.

E agora julgo que o mesmo se vai passar, por isso lá mais para o final do ano veremos os números económicos a melhorarem um pouco, e o Governo a dizer que é tudo obra e graça das suas políticas, quando na verdade foi o TC que o meteu no caminho certo.

É o problema deste governo: nunca percebe que são as coisas que faz que lhe causam transtornos, e nunca percebe que tem sido o TC o seu melhor aliado na recuperação económica.

Mas este é o mesmo governo que há pouco mais de um ano se enfurecia e dizia que o TC, com as decisões, estava a empurrar Portugal para um segundo resgate.

Ora, como se viu, as decisões do TC foram executadas, e Portugal não foi para um segundo resgate, mas para uma saída limpa, o que prova que o TC faz bem à economia, e não mal, como diz o Governo.

publicado por Domingos Amaral às 11:52 | link do post