E se as grandes empresas, de repente, pagassem cá os seus impostos...isso era um grande impulse!

Nos últimos dias, soube-se que a maioria das grandes empresas que fazem parte do PSI 20 tem uma sede de fachada na Holanda, com o único propósito de pagar menos impostos!

Elas facturam por cá, depois fazem uma transferência para a Holanda, para a conta da empresa fachada, mandando para lá os lucros. 

Como não pagam lá impostos, toca então de fazer uma transferência de novo para cá, e os lucros regressam a Portugal, já não como lucros, mas como "investimento holandês em Portugal".

Em poucos anos, passaram por esta maravilhosa porta-giratória mais de 25 mil milhões de euros, quase um terço do que Portugal pediu emprestado à "troika"!

É genial, não é? Parabéns aos grandes administradores de empresas, aos muitos MBAs que por lá existem, e parabéns também aos escritórios de advogados que fazem esta operação, toda ela limpa, digna, legalíssima.

Mas, pergunto eu, com o país a passar uma das piores crises da sua história recente, ninguém acha isto uma prática anti-patrótica e ignóbil?

Assim por alto, nos últimos anos, serão talvez 800 milhões de euros em receita fiscal que o Estado português perdeu, e que as grandes empresas meteram ao bolso.

E o que ainda impressiona mais é que estes maravilhosos proprietários, accionistas e gestores, ainda arrotam postas de pescada, e dizem que o Estado deve cortar na despesa, e que todos têm de fazer sacrifícios e coisas assim, cheias de moral e bons costumes.

Pois, mas pagar os impostos, ainda por cima numa época destas, para ajudar o seu país, é coisa que essas maravilhosas grandes empresas não fazem. 

E o Governo, tão corajoso para dizer mal do Tribunal Constitucional, tão empenhado na sua grande missão salvadora do país, nem sequer por um minuto perdeu tempo a tentar parar com esta forma de "evasão fiscal". 

É por isso que em sempre disse que falta coragem a Passos, para enfrentar estas coisas. Dizer mal e cortar aos funcionários públicos é fácil, o que é difícil é enfrentar tubarões, porque esses mordem e são perigosos.

Mas, como sempre soubemos todos em Portugal, por cá quem se lixa é sempre o mexilhão!

 

publicado por Domingos Amaral às 10:57 | link do post