Viva a Feira do Livro, e obrigado aos meus leitores!

Se há coisa que faz bem ao ego de um escritor é ir à Feira do Livro de Lisboa e bater todos os recordes pessoais de autógrafos!

Para mim, este foi o melhor ano de sempre na Feira do Livro. Fui lá por três vezes, e dei autógrafos como nunca antes tinha dado.

Nos dois sábados que lá estive, passei mais de duas horas e meia a autografar livros. É impossível não ficar agradecido às centenas de leitores que me procuraram este ano, e que tão bem me fizeram.

Há mais de dez anos que vou, todos os anos, um ou dois dias à Feira do Livro. Já tive anos bons, anos assim-assim, anos maus, e tive mesmo um ano muito mau. 

Das vezes que me corria mal, ficava umas horas deprimido, com a sensação de que ninguém gostava dos meus livros.

Mas, esses dias foram importantes para aprender a blindar o ego a essas volatilidades. O sucesso e o insucesso vão e voltam. Sei que não devemos deslumbrar-nos com o que de bom acontece, nem entristecer-nos quando as coisas não nos correm bem. O importante é tentar, tentar sempre, e continuar a escrever.

Mas, quando as coisas nos correm bem, como este ano, é impossível não sentir uma enorme satisfação interior, e uma sensação de gratidão para com tanta gente que me procurou.

Um escritor sem leitores faz pouco sentido, e um escritor com leitores ilumina-se e prossegue, mais forte e mais crente em si mesmo.

É por isso que agradeço a todos os que me incentivam e me estimulam para continuar. Na Feira do Livro, olhar nos olhos das pessoas é o que nos aumenta a alma. 

É claro que ter um novo livro ajuda. "O Retrato da Mãe de Hitler" foi este ano um dos livros mais vendidos na Praça Leya, e isso encheu-me de orgulho.

É por isso também que tenho de agradecer publicamente a todos os que para isso contribuiram, em especial a equipa da minha editora, Casa das Letras, que tudo tem feito para me fazer crescer enquanto escritor. Obrigado a todos.

E já agora, uma palavra para todos os que se envolvem na Feira do Livro de Lisboa. Dos promotores às editoras, dos autores aos que vendem nos pavilhões, todos estão de parabéns, a Feira este ano foi um sucesso!

 

publicado por Domingos Amaral às 11:29 | link do post