Benfica: em vez de sonhar...concentrar

Jorge Jesus tem dito, com razão, que está a ser uma época brilhante para o Benfica, e que pode tornar-se uma época de sonho. Assim é. Porém, em vez de sonhar, acho que o Benfica precisa mesmo é de se concentrar, pois do sonho ao pesadelo vai um saltinho!

Para quem já se tenha esquecido, em 2005 o Sporting de José Peseiro estava muito próximo de um feito semelhante. E, em apenas 3 jogos, o sonho virou pesadelo. O Sporting tinha de ir à Luz, e perdeu para o Benfica, tendo perdido depois com o Nacional em casa. Podia ter sido campeão, mas não foi. E, logo na semana seguinte, perdeu em casa a final da Taça UEFA para o CSKA.

Portanto, há que concentrar, pois apesar de estar perto do sonho, o Benfica ainda não ganhou nada. Daqui até ao final da época, a equipa pode fazer um mínimo de oito jogos e um máximo de dez, se for às duas finais que pode ir, a da Taça e a da Liga Europa.

Para a Taça de Portugal, há uma meia-final em casa, contra o Paços, para garantir a presença no Jamor, e depois haverá ou não a final, provavelmente contra o V. Guimarães. Quem pensar que são favas contadas comete um erro. O Paços joga muito e uma final é sempre imprevisível. Mas, há que admitir que é a competição onde o Benfica está mais próximo da vitória.

No campeonato, e apesar dos quatro pontos de avanço, os 5 jogos que faltam são de elevado grau de dificuldade. Primeiro, há o ressuscitado Sporting, cheio de moral, com novo presidente, um avançado que já marca mais golos, e um treinador cheio de experiência. Será muito difícil de vencer, até porque o Sporting quer chegar à Liga Europa.

Segue-se o Marítimo, que também joga para as provas europeias, e em casa é sempre muito duro de vencer. Depois, o Estoril, uma das boas surpresas deste ano, também ele a jogar para a Europa e, tal como o Marítimo, com um treinador ambicioso e desassombrado, que não irá à Luz só para cumprir campeonato. Cuidado, pois com estes dois jogos, serão decisivos para saber como entraremos no Dragão.

O Dragão é o Dragão, imprevisível, e aí tudo pode ficar decidido ou não. Se não ficar, o último jogo é em casa e contra o Moreirense. Quem pensar que será fácil, tire o cavalinho da chuva. Inácio é um excelente treinador, e a sua equipa está a jogar muito bem. Portanto, serão realmente cinco finais para o campeonato, e qualquer tropeção pode ser fatal.

Quanto à Liga Europa, o Fenerbahçe é perigoso, mas é bom neste caso o primeiro jogo ser lá. Como o Real Madrid sentiu, os turcos são sempre mais difíceis na segunda mão se jogarem em casa. Jogando na Luz a segunda partida, acho que o Benfica terá mais hipóteses de ir a Amsterdão, mas terá de estar concentradíssimo. A Lazio ou o Tottenham também eram favoritos, e viu-se o que lhes aconteceu...

Se tudo correr bem, então sim é possível sonhar com uma final em Amsterdão, talvez contra o Chelsea. Mas, por agora há mesmo é que estar muito concentrado. Como dizia Fernando Pessoa, na vida há dois tipos de pessoas, as que sonham conquistar o mundo e as que o conquistam. Espero que Jesus e esta equipa do Benfica pertençam ao segundo grupo.

publicado por Domingos Amaral às 14:00 | link do post