Sócrates, o provocador

Portugal acordou hoje com o anúncio de que o anterior primeiro-ministro, José Sócrates, vai ser a partir de Abril comentador político na RTP, o canal de televisão público.

Aparentemente, segundo li nas notícias, ainda não é certo se esta presença semanal será remunerada, ou se Sócrates vai só trabalhar para aquecer, não recebendo qualquer dinheiro pelos seus argutos comentários. 

É evidente que, se Sócrates for pago pelo nosso bolso de contribuintes, o caso é bem mais grave, e parece inaceitável que um primeiro-ministro com tantas responsabilidades na desordem das nossas finanças públicas e na nossa dívida excessiva, venha agora a ser pago pelos contribuintes portugueses para arengar as suas opiniões todas as semanas!

Mas, mesmo que Sócrates comente a actualidade à borla, não recebendo um tostão, mesmo assim este regresso como comentador na RTP é uma péssima decisão, não só da televisão pública, mas também do próprio Sócrates. 

É evidente que, sendo Sócrates um dos principais responsáveis pela nossa situação até 2011, é um descaramento indigno que ele venha agora dar opiniões todas as semanas. E é um insulto aos portugueses que o faça na RTP!

O facto de Pedro Passos Coelho e o seu governo estarem a governar muito mal, e terem cometido muitos erros, não iliba nem um segundo José Sócrates dos graves erros de governação que cometeu até 2011. Os portugueses não são parvos, e têm memória.

O regresso de Sócrates é uma provocação desnecessária, que vai ainda inflamar mais os ódios dos portugueses aos políticos. É mais um sinal da crise do regime, e do pantanal em que Portugal se está a tornar.

Se, menos de dois anos depois, Sócrates regressa num andor, é porque em Portugal não há o mínimo de pudor ou decoro. Somos um país onde não há vergonha na cara!

publicado por Domingos Amaral às 12:58 | link do post