O FC Porto é o principal candidato ao título?

Agora que estamos precisamente a meio da época, está na altura de fazer um balanço. Quem está melhor, Benfica ou FC Porto?

Por mais que eu quisesse escrever o contrário, é preciso reconhecer que ainda é o FC Porto, e por isso acho que o clube azul é o principal candidato ao título.

As razões são as que passo a enumerar. Vejamos primeiro um indicador importante, a percentagem de vitórias. Chega-se a esse número dando dois pontos a cada vitória e um ponto a cada empate, somando esse total de pontos obtidos, e depois dividindo pelo total máximo que se poderia obter.

O FC Porto realizou 28 jogos, para as quatro competições e Supertaça. Conseguiu 21 vitórias, 5 empates e sofreu 2 derrotas. Ou seja, conseguiu um número total de 47 pontos em 56 possíveis, o que dá uma percentagem de vitórias de 83,9%.  

Já o Benfica realizou o mesmo número de jogos, 28, pois tem mais um na taça de Portugal do que o FC Porto mas não disputou a Supertaça. Conseguiu 20 vitórias, 6 empates e sofreu duas derrotas. Obteve pois 46 pontos em 56 possíveis, o que dá uma percentagem de vitórias de 82,1%, ligeiramente abaixo do FC Porto. 

No campeonato, o Benfica lidera pois tem melhor goal-average, e é o melhor ataque, embora o FC Porto seja a melhor defesa. Porém, o calendário da segunda volta é mais difícil para o Benfica, que tem duas deslocações de elevada dificuldade, a Braga e ao Dragão, enquanto o FC Porto só tem de ir a Alvalade, recendo Braga e Benfica em casa.

Na Europa, o FC Porto foi claramente melhor, pois continua na Liga dos Campeões, enquanto o Benfica caiu para a Liga Europa. Na Taça de Portugal, está melhor o Benfica, que já está nas meias-finais, enquanto o FC Porto foi eliminado. Na Taça da Liga estão iguais, ambos nas meias-finais, embora exista uma possibilidade real do FC Porto ser eliminado, devido a uma alegada irregularidade.

Para além disso, parece-me ainda que, no mercado de Inverno, o FC Porto se reforçou muito, contratando dois bons jogadores, Ismailov e Liedson, enquanto o Benfica vendeu Bruno César e ainda não contratou ninguém.

Acresce que, e como defendo no meu livro, normalmente quem gasta mais em salários é campeão, e o FC Porto tem também aqui uma ligeira vantagem, que deve aumentar depois da chegada dos dois jogadores já referidos.

Portanto, e em balanço, embora o Benfica esteja em quatro competições e à frente do campeonato, o FC Porto está mais forte, seja na percentagem de vitórias total, seja nos salários, seja no reforço do plantel, além de financeiramente ir ganhar mais porque continua na Champions. Por isso, é o mais forte candidato ao título e não me parece que existam razões para Vítor Pereira andar tão nervoso com as arbitragens!

publicado por Domingos Amaral às 16:18 | link do post