Carta a Luís Filipe Vieira

Caro Presidente

Venho dizer-lhe publicamente que, desta vez, vou votar em si e na sua lista. Há três anos não o fiz, votei em branco. Não estava nada agradado com a forma como tinha gerido o Benfica. Tínhamos ficado quatro anos a ver o FC Porto ser campeão, e o Sporting ficar à nossa frente. Tínhamos voltado a ter instabilidade no banco de treinadores, com o despedimento de Fernando Santos e a saída prematura de Camacho. Não tinha gostado das associações excessivas do Benfica aos processos judiciais do "Apito Dourado", e mais algumas coisas desse tipo que me dispenso de relembrar.

Enfim, em 2009 estava desagradado e escrevi-o publicamente. No entanto, considero que nos últimos três anos, o Benfica melhorou muito. A aposta em Jorge Jesus, e a sua manutenção em momentos difíceis, como em inícios de 2011, foi acertada. Em apenas três temporadas, Jesus conseguiu ganhar tantos títulos como todos os outros que o antecederam desde 1997. Não só foi campeão, como ganhou 3 taças da Liga. E também recuperou a credibilidade europeia do Benfica, fosse na Liga Europa, fosse na excelente Liga dos Campeões que fizémos na época passada.

Além disso, e como vou mostrar em livro que publicarei em Novembro, Jesus foi melhor para os cofres do que para o museu do clube. Com ele, o Benfica deu um enorme salto nas suas receitas, seja porque aumentaram as assistências no Estádio da Luz, seja porque cresceram os prémios da UEFA, seja sobretudo porque o clube conseguiu potenciar jogadores e vendê-los, em excelente negócios, como nos casos de Ramires, Di María, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García e Witsel. 

É claro que existiram erros graves (Roberto, Emerson, demasiados jogadores comprados que não valiam grande coisa), mas no geral, o balanço é positivo. O Benfica está hoje melhor do que estava há três anos atrás, e isso também é mérito seu, pois enquanto presidente soube tomar as decisões certas para tal ser possível. Isto não significa que eu aprove tudo, discordei de algumas decisões e discursos, mas reconheço que houve mérito e competência neste seu terceiro mandato, mais do que no anterior.

Por fim, parece-me evidente que a sua equipa está este ano mais reforçada, com nomes bons na direção, e isso também conta. Os próximos anos serão complicados, devido à dupla crise, portuguesa e europeia, que vai afetar muito o futebol, e tenho mais confiança na sua equipa do que naquela que se apresenta como alternativa. Espero apenas que certos erros não se repitam, e que a aposta na estabilidade se mantenha, pois ela dará frutos, mais tarde ou mais cedo.

Com os melhores cumprimentos

Domingos Amaral

Sócio nº 184369 

publicado por Domingos Amaral às 11:43 | link do post