Living by Numbers (estou farto de códigos e passwords!)

O século XXI é o século dos códigos e das passwords. Qualquer um de nós está absolutamente cercado por combinações cada vez mais complexas de números, letras e PIN´s. É preciso ter um livro de suporte, onde tudo está escrito, para não endoidecermos.

Ele é código para o Multibanco, para o VISA, para o cartão de cidadão ou para o cartão de gasolina, para o portão do condomínio ou para a porta da garagem.

Ele é password para o portal das Finanças, para a Amazon, para o mail, para o Facebook, para o Twitter, para o Linkedin, para a Nespresso ou para qualquer site de compras online.

Ele é Pin para o telemóvel, para o Ipad, para a box da televisão, e password para a wi-fi em casa. Ele é número de contribuinte, cartão da segurança social, número do utente, conta do banco, NIB próprio de uma conta, NIB da outra, mais códigos de cartões de outras contas; NIB para as transferências; referências para o multibanco para pagamentos vários; etc, etc.

E os códigos secretos? Sim, o que dizer quando nos chega uma folha de papel a casa dizendo que o nosso código secreto é zkl999Gaxykl223? O que se está a passar naquelas cabeças? Porque é que o G vem em maiúsculas e o resto são números ou minúsculas? O que é aquele suspeitíssimo 999? Porque é que o kl aparece sempre antes dos números?

Pior ainda é quando nos mandam mudar a password. A sua password expirou, tem de a renovar, avisou-me um mail outro dia. Expirou? Como? Morreu, dando um último suspiro valente, antes de esticar o pernil? Mas, a minha password era um hamster e ninguém me disse?

E que tal os auxiliares de secretismo das passwords? Já apanharam algum? É uma espécie de amigo secreto que, à medida que vamos colocando a password letra a letra, nos vai informando se ela é fácil de descobrir ou não.

Um dia, uma pessoa já irritada, escreveu a password "vai-tefod" e o amigo secreto informou "vai-tu" e foi aí que ele percebeu que estava alguém do outro lado! Meses depois, foi internado, mas é óbvio que isto perturba qualquer um...  

Antigamente, quando éramos adolescente, sabíamos os números de telefone principais da nossa vida todos de cor. Sabíamos o de casa, os dos avós dos dois lados, e os de vários de amigos e namoradas. Agora ninguém sabe nada de nada. Já não temos megabytes suficientes nos cérebros para decorar telemóveis mutantes de toda a gente!

Ainda por cima, com o Grande Regresso dos Telefones Fixos, as pessoas têm 1, 2 e às vezes 3 números de telefone cada uma! É de um homem dar em doido! Fala-se para o telemóvel 1, e nada. Fala-se para o telemóvel 2, nada também. Bem, a seguir vem o Fixo e se ninguém atende o que fazer? Lá vamos nós para o mail, para o Facebook, para o What´s Up, qualquer coisa...E qualquer coisa com código, ou com password, só para chatear!

Há quem tenha estratégias altamente sofisticadas para lidar com esta praga de códigos e combinações absurdas. Sim, há quem simplifique códigos e use sempre o mesmo. Tipo 1406, dia do casamento, a 14 de Junho. Pois, mas e se há divórcio? Lá se tem de mudar tudo e ainda por cima o ex-cônjuge percebe logo!

Qualquer dia, a presença das combinações de números e letras será de tal forma complexa, que até as conversas de engate terão de ter código e password. Ele, num bar, aborda-a e diz, com convicção:

- Aposto que a tua password e a minha são compatíveis!

- A tua tem números ou só letras? - pergunta ela, a rir.

- 14 caracteres...passam de minúsculas a maiúsculas quanto estão contentes.

E pronto, já estava. Era bom, não era? Se ao menos as passwords e os códigos facilitassem a vida, sempre se ganhava algum tempo!

 

publicado por Domingos Amaral às 11:58 | link do post